MENIR DE LUZIM

Ficha técnica

Designação: Menir de Luzim

Outras designações: Marco do Luzim

Categoria: Menir

Localização: Porto. Penafiel. Luzim (situado na tapada de Sequeiros)

Coordenadas geográficas: 41.144981 ºN, 8.255615 ºW

Descrição: Monumento megalítico constituído por um monólito granítico disposto verticalmente no solo atingindo cerca de 2,15 m de altura. Em ambas as faces, na parte superior, está gravada a data de 1883, ano em que se construiu o muro da tapada dos Sequeiros.
Implementado numa zona isolada com pinhal, a sua localização pode estar associada à mamoa da Tapada de Sequeiros e das Pegadinhas de São Gonçalo. De difícil datação, se, no entanto, o considerarmos contemporâneo da referida mamoa vizinha (a cerca de 15 m, hoje em dia destruída quase na totalidade) remete-nos a sua origem para a Idade do Bronze. Classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 251/70, DG n.º 129, de 03-06-1970).

Outros dados de interesse: Embora haja uma boa sinalização, quando chegamos perto do local onde se encontra o menir e as pegadinhas de S. Gonçalo, a única placa que existe não é visível na estrada. Neste local inicia-se actualmente um interessante percurso megalítico devidamente marcado e assinalado, possível de percorrer a pé ou de velocípede por caminho de terra batida, que termina nas gravuras de Lomar, alguns quilómetros adiante. Excelente percurso para uma actividade de uma tarde em estação de bom tempo.

A título de curiosidade é ainda de referir alguns dados bibliográficos contraditórios: ora se fala na data de 1883, ora na data de 1888; ora se diz que a inscrição é numa das faces, ora se referem ambas as faces. In locu, podemos confirmar: o menir tem a data de 1883 (embora pouco perceptível) inscrita em ambas as faces.

Desde tempos antigos que este menir é usado como marco separador entre divisões administrativas do nosso território;  actualmente ainda é marco separador territorial, referência de limite entre freguesias vizinhas.

Data da visita: 13 de Dezembro de 2009; 13 de Março de 2010

Links relacionados: http://www.ippar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/benscomproteccaolegal/detail/69728/


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: